Sistema para o tratamento térmico de folhas ferromagnéticas
Aluno: Alexandre Dias Flügel
Orientador: Nilberto Heder Medina
Para se compreender melhor a estrutura dos núcleos são realizados estudos através da espectroscopia gama, nos quais são investigadas estruturas coletivas em núcleos e determinadas as propriedades eletromagnéticas de seus estados excitados. As propriedades eletromagnéticas estão ligadas às distribuições de carga e correntes no núcleo. Os momentos magnéticos são muito sensíveis aos graus de liberdade de partícula-única e suas medidas são indispensáveis para o estudo dos detalhes da estrutura intrínseca dos estados nucleares. Por exemplo, momentos magnéticos têm sido largamente utilizados para se verificar quais são os nucleons participantes do alinhamento rotacional que ocorre em núcleos deformados em momentos angulares elevados [1].
A determinação experimental do momento de dipolo magnético de um estado nuclear envolve sua interação com um campo magnético [2]. Estão sendo desenvolvidos no laboratório Pelletron alguns projetos para medida de momentos magnéticos utilizando campos magnéticos externos, produzidos por eletroímãs, ou então campos magnéticos interatômicos, produzidos quando materiais são implantados em sítios ferromagnéticos [3,4]. Os materiais ferromagnéticos, utilizados nesses experimentos (por exemplo Fe ou Gd), passam por um processo de laminação na preparação dos alvos, que provoca tensões em suas redes cristalinas e, consequentemente, altera as suas propriedades magnéticas. Para se relaxar essas tensões, e recuperar as propriedades ferromagnéticas, as folhas devem ser tratadas termicamente em vácuo (annealing) [5,6].
Referências
[1] A. Fassler, Hyperfine Interactions 9 (1981) 3
[2] A.Z. Hrynkiewicz, Hyperfine Interaction Studies in Beam, Notas de aula, IFUSP (1983)
[3] N.H. Medina, tese de doutorado, IFUSP (1992)
[4] M. Kliewer et al., Nucl. Phys. Dep. Annual Report, IFUSP (1998) 50
[5] N. Ueta, W.G.P. Engel, N.H. Medina, D. Pereira, L.C. Chamon, S. Botelho, and R.V. Ribas, Nucl. Inst. Meth. in Phys. Research A 397 (1997) 163
[6] N.H. Medina, R.V. Ribas e J.C de Abreu, Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo 10 (1991) 65