Estudo da Radiação de Fundo no LAFN
O projeto de iniciação científica consiste na medida da radiação eletromagnética de fundo nas salas experimentais do Laboratório Aberto de Física Nuclear.
A maioria dos raios gama observados na radiação de fundo pertence às séries radioativas do 238U, 232Th e 235U. O decaimento destes nuclídeos ocorre, preferencialmente, por emissão de partículas alfa (4He) e beta (e+ ou e-). Outro elemento encontrado freqüentemente em medidas de radiação de fundo é o 40K, por estar presente no solo e também no material usado em construções.
Neste projeto serão realizadas tomadas de dados sistemáticas da radiação de fundo natural durante um longo período, para se verificar a presença dos elementos radioativos na sala experimental do acelerador Pelletron, e posteriormente, na sala experimental do acelerador linear LINAC. Essa informação será muito útil, pois será possível identificar possíveis contaminações nas câmaras e canalizações instaladas no Pelletron e, após a entrada em funcionamento do novo acelerador, naquelas instaladas na nova sala experimental.
Os espectros de raios gama serão adquiridos através de detectores HPGe de alta eficiência, acoplados a um sistema de aquisição de dados, composto por uma eletrônica modular específica, e serão armazenados em um microcomputador, para análise posterior. Para a calibração em energia serão utilizadas fontes de 60Co, 133Ba e 152Eu.
O estudante deverá participar também das atividades do grupo gama do laboratório Pelletron, a fim de se familiarizar com várias técnicas de espectroscopia gama para o estudo da estrutura de núcleos.
Referência
[1] R. Ejnisman & P. R. Pascholati, Um estudo detalhado da radiação de fundo natural, IFUSP (1993) publicação interna.
Para maiores informações entrar em contato com medina@if.usp.br