next up previous contents
Next: Métodos experimentais e análise Up: Projeto de Pesquisa: BANDAS Previous: Fusão incompleta   Sumário

Experimentos planejados

Para estudar os núcleos da região do $ ^{105}$Rh propomos medidas de coincidência gama-gama e gama-gama-partícula carregada com o sistema Saci-Perere das seguintes reações:

As duas últimas são alternativas de menor seção de choque mas com feixe mais pesado, o que pode ser útil para favorecer a população de spins mais altos.

Estes feixes são obtidos rotineiramente com a fonte SNICS multicátodo e as energias necessárias são disponíveis no acelerador Pelletron (LAFN). O alvo de $ ^{100}$Mo enriquecido é espesso (cerca de 18mg/cm$ ^{2}$) e já foi utilizado para a medida das reações: $ ^{100}$Mo($ ^{11}$B,$ \alpha$2n)$ ^{105}$Rh e $ ^{100}$Mo($ ^{11}$B,p2n)$ ^{108}$Pd.

A figura [*] ilustra os cálculo de seção de choque para algumas das reações de fusão evaporação com base no código PACE [57] (Cálculos de modelo estatístico com método de Monte Carlo). Os dados experimentais para a reação de $ ^{11}$B + $ ^{100}$Mo (estimadas a partir dos experimentos já realizados) mostra que o cálculo prevê adequadamente a intensidade dos canais mais intensos, com evaporação de 3-4 nêutrons, mas subestima aquelas dos canais com emissão de partículas carregadas. Parte dessa discrepância pode ser atribuída à contribuição de fusão incompleta, particularmente nos canais com emissão de $ \alpha$, processo não incluúdo nos cálculos. Espera-se portanto um favorecimento semelhante da seção de choque dos canais emissores de partículas carregadas para todas as reações.

Figura: Cálculos de seções de choque de fusão-evaporação em função da energia do feixe, segundo o código PACE.

\includegraphics[%%
scale=0.5,
angle=270]{11B.jpg} \includegraphics[%%
scale=0.55,
angle=270]{9Be.jpg}

\includegraphics[%%
scale=0.5,
angle=270]{7Li.jpg} \includegraphics[%%
scale=0.5,
angle=270]{10B.jpg}

Para estudar os núcleos da região do $ ^{58}$Co serão utilizadas as reações: $ ^{51}$V($ ^{10}$B,p2n)$ ^{58}$Co, $ ^{51}$V($ ^{16}$O,$ \alpha$p1-2n)$ ^{61-60}$Ni entre outras possibilidades, todas com alvos de $ ^{51}$V finos (pilhas de 2-3 alvos com cerca de 300$ \mu$g/cm$ ^{2}$ cada) e espessos (4-5mg/cm$ ^{2}$, com substrato de Au).

As medidas de conicidência gama-gama-partícula carregada têm tipicamente a duração de 1 semana cada uma, sendo eventualmente necessária a repetição da medida para aumento de estatística ou correções de falhas anteriores.


next up previous contents
Next: Métodos experimentais e análise Up: Projeto de Pesquisa: BANDAS Previous: Fusão incompleta   Sumário
Roberto V. Ribas 2004-05-14